ART SERIES

Desenhos Higiénicos

€ 695,00

Duas séries únicas e irrepetíveis de 50 exemplares numerados e assinados

ISBN: 978-989-8851-60-4 | Disponibilidade: Em Stock

 
"Os desenhos higiénicos, realizados com caneta, começaram em 1988 com a série de “Mapas Mundo” que passaram a designar-se “Montanhas de Verão” a partir de um encontro no Metropolitan de Nova York com uma série de pinturas chinesas antigas que se desenvolviam em rolos (da direita para a esquerda) e tinham esse título. O meu processo acompanhava o cadavre exquis dos surrealistas, contudo, diferenciava-se, como no caso dos mestres chineses, pelo conhecimento do que estava feito, que excluía o acaso surreal, favorecendo a coerência do discurso paisagístico."
Nikias Skapinakis
"Para os seus desenhos em extensão Nikias usou um outro material, mais fácil de manipular, o papel higiénico. Foi talvez a solução prática para encontrar um suporte (que tende também para o) ‘infinito’. O resultado é, simultaneamente, provocador, semanticamente humorístico (a nível do anedotário)."
João Pinharanda
"O resultado são pois desenhos aparentemente gestualistas, mas todavia contidos, que, no contraste entre negros e branco do papel (higiénico, como não poderia deixar de ser), ensaiam modelos de ritmo e de transcrição quase musical (ou, em todo o caso, processos parentes de uma ideia de notação escrita). Como se a higiene, aqui, constituísse antes de tudo uma atitude destinada a impedir o tal estilo de se fixar, num modo de se distanciar para o plano de uma quase objectualidade, projectando a possibilidade de se poder assistir à emergência do que se poderia designar como o avesso da pintura."
Bernardo Pinto de Almeida

Ofertas exclusivas para membros

ART SERIES 300

Saiba mais